quarta-feira, 10 de junho de 2009

Amor de perdição


Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: FDT
Personagens Principais: Teresa, Simão, Baltasar, Mariana.
Meu Personagem Preferido: Teresa de Albuquerque ( adolescente de 15 anos, bonita e bem nascida, rica. Aparentemente frágil, mas com forte caráter)
Resumo da história: Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, membro de famílias rivais, se apaixonam mantendo um namoro silencioso. As duas famílias desconfiadas, fazem de tudo para acabar com a união deles. Tadeu de Albuquerque ( pai de Teresa), depois de muitas tentativas de casar sua filha com o primo acaba internando ela em um convento. Depois de uma luta com os criados do primo de Teresa ( Baltasar), Simão permanece na casa de um ferreiro que devia favores ao seu pai. A filha do ferreiro, Mariana acaba se apaixonando por Simão. Teresa e Simão mantém contato por cartas. Em uma tentativa de resgatar ela do convento, ele acaba baleando o primo de Teresa e é condenado a forca. Mas devido a interferência de seu pai (Domingos Botelho) ele não iria ser mais morto, e sim pagar sua pena na Índia. Ao embarcar ele vê Teresa que entra em depressão e morre. Simão em saber disso fica doente e nove dias depois morre com febre. Quando lançam o corpo dele ao mar, Mariana não suporta ficar sem ele e se suicida, se jogando no mar.
Mensagem Especial: Que nada é perfeito, que tudo tem seu lado ruim e bom, e que até em histórias o fim não é lindo. Que dependendo.. O amor, a paixão podem te levar a morte.

Um comentário: